O Desfralde.

A tão temida operação desfralde teve início logo após Mateus completar dois anos. E mais uma vez preciso dizer que foi muito mais simples e tranquilo do que imaginava. O ideal, dizem, é desfraldar no verão, para que a criança possa ficar de cuequeinha o dia todo, evitando muitas roupas molhadas. Mas no próximo verão ele já estaria com quase três anos e não achei que seria adequado esperar tanto. Era melhor começar logo, antes que esfriasse mais.

De primeira, cometi um grande erro. Deixava ele sem fralda em casa, mas colocava fralda para sair. Levei um “puxão de orelha” da creche. Não se deve fazer isso, porque confunde a criança. Ela nunca sabe quando pode ou não fazer xixi.

Outra dica importante que também veio da creche: incentivar a ida ao banheiro de 15 em 15 minutos. Se mesmo assim a criança continuar fazendo “pipi fujão”, diminuir o tempo. Afinal, nós não temos noção do quanto a pequena bexiga deles pode suportar.

E, isso eu já sabia, nunca brigar quando tiver um “pipi fujão”. Eles estão aprendendo e não fazem de propósito. Uma briga fora de hora pode assustar a criança e atrasar o processo.

Mateus aprendeu a pedir para fazer xixi no vaso em dois ou três dias. E raramente hoje ele tem um “xixi fujão”.

Em relação ao cocô foi ainda mais simples. Como ele sempre foi muito regradinho para evacuar (de manhã e depois do almoço, em geral), há algum tempo já o colocávamos no vaso nestes horários.  Co isso, antes de desfraldar já pedia para fazer cocô no banheiro.

Mesmo numa semana complicada – babá internada, trabalho intenso e curso à noite duas vezes por semana – o desfralde foi mais próximo de um sonho do que um pesadelo. Então fica a dica: relaxem, porque pode ser mais simples do que a gente imagina.

Ah, vale lembrar que além de tudo Mateus não dispensa um livrinho enquanto está no vaso. Fazendo jus ao sexo masculino, ele logo grita: “Mamãe, traz o livro!”. E não pode ser qualquer um. Ele escolhe o título do dia.

Agora é aguardar a hora e a coragem para tirar a fralda da noite… Se bem que el já nem gosta muito de colocá-la…

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Desfralde.

  1. Andrea, que lindo seu blog!!! Amei!!!! Só agora eu descobri.. tô meio atrasada…rs.. Mas é muito bacana mesmo! O Mateus é tudo de bom! Lindo! Nossa, ‘tÔ louca pro Marco abandonar a fralda… MAs só vai ser no 2o semestre. Bjao!
    Raquel

  2. Andrea!! Parabéns pelo Blog, esta uma delicinha de ler fora que me caiu como uma luva pois estou na fase do desfralde! Adorei as dicas principalmente do livrinho kkk bjs e o Mateus é lindo, parabéns ao casal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s